Sobre nós
Sobre nós
Em 1991, o então prefeito Sr. Virgílio Galassi através da lei 5.430 criou três escolas em Uberlândia, a pedido da população dos bairros . Uma destas escolas foi a Escola Municipal Professor Sérgio de Oliveira Marquez, que foi construída na Rua 18, nº 25, no Conjunto Pacaembu.
Segundo os moradores mais antigos, que ainda moram nas proximidades da escola, a área onde foi construída a escola era o depósito de materiais de construção da Construtora Fonseca e Freitas, empresa responsável pela construção do conjunto Pacaembu. Hoje, este conjunto é uma parte do bairro Pacaembu.
A escola recebeu o nome de Sérgio de Oliveira Marquez em homenagem a este louvável advogado, professor e também consultor jurídico da Prefeitura Municipal de Uberlândia por vários anos.
A solenidade de inauguração da escola aconteceu no dia 04 de fevereiro de 1992 perante as autoridades, funcionários e a comunidade que prestigiaram o evento. A escola foi criada para oferecer o ensino fundamental de 1ª à 8ª séries, tendo capacidade para atender 2.100 alunos em três turnos: manhã, tarde e noite. Logo em seguida a escola já deu início as atividades escolares com a implantação imediata de todas as séries do ensino fundamental nos três turnos, atendendo 1.890 alunos.
No final do ano de 1992 o Conselho Estadual de Educação através da portaria 1111/92 e do parecer 844/92, deu a esta Unidade Escolar a autorização para o seu funcionamento.
A rede física desta Unidade Escolar foi construída com 17 salas de aulas e salas para: biblioteca, pedagogas, direção, vídeo, laboratório de ciências e espaços destinados para cantina, depósito, vestiário e uma quadra para esportes.
Algumas mudanças ocorreram nestes tempos que passaram. Houve alteração no nome da rua, pois trocaram o nome da Rua 18 para Rua Maria Abrão Calil.
Depois de alguns anos, a rede física da escola sofreu alguma alterações: transformaram a sala de vídeo em mais uma sala de aula, construíram um quiosque, uma quadra de peteca, passarelas para transitar e bancos de cimento, melhorando assim o espaço externo da escola. Recentemente, em 2007, a quadra de esportes foi coberta e os vestiários se tornaram salas de psicomotricidade, arteterapia e laboratório de informática.
O ensino noturno, no ano de 2.001, sofreu alteração, passando de Ensino Regular para Ensino Compacto de 1ª a 8ª série. E no final ano de 2006 foi extinto.
Atualmente, existe na escola os projetos do Ensino Alternativo, Jornal Correio Educação, EmCantar, Laboratório de Ciências e ADA.
Hoje, esta Unidade Escolar conta com aproximadamente 1300 alunos matriculados no ensino fundamental, em dois turnos.
Muitos alunos e funcionários por aqui já passaram e cada um deixou aqui um pedacinho de seu coração, bem como ajudaram a escrever esta história.
Assinar:
Comentários (Atom)